Na manhã dessa terça-feira (7/5), lideranças municipais e federais se encontraram no novo prédio da Boston Scientific, importante fábrica de válvulas cardíacas em Contagem. Na ocasião, foi anunciada a ampliação da empresa com sede nos Estados Unidos que, somente nesta operação de crescimento, investiram cerca de R$ 120 milhões. Foi construído um segundo prédio que aumentará de 5 mil m² para 13 mil m² área construída. O maior espaço também possibilitará a contratação de mais funcionários, passando dos atuais 850 para 1.700.
"Temos, em Contagem, uma empresa
que trabalha salvando a vida das pessoas,
que está crescendo, gerando empregos,
renda e riqueza para a cidade”
Marília Campos, prefeita de Contagem
Encontraram-se, no local, a prefeita Marília Campos; o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela; e representantes da Boston Scientific.
A prefeita Marília Campos destacou o crescimento da empresa e sua importância para a cidade e para as pessoas. “Temos, em Contagem, uma empresa que trabalha salvando a vida das pessoas, que está crescendo, gerando empregos, renda e riqueza para a cidade”, disse.
A prefeita também lembrou dos desafios da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo do seu financiamento e sugeriu ao vice-presidente da República que “produtos como as válvulas cardíacas sejam incorporadas aos procedimentos do SUS e implantadas nos pacientes brasileiros”.
Já o vice-presidente Geraldo Alckmin elogiou as novas instalações, destacando que ela reúne o “milagre da vida com o avanço da ciência”, mas também apontou que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços faz parte da coordenação da estratégia para desenvolver o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, lançando e setembro de 2023: “O objetivo é expandir a produção nacional de itens prioritários para o SUS e reduzir a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde estrangeiros. Por isso essa inauguração aqui hoje é importante, porque representa esse fortalecimento”.
O objetivo é expandir a produção nacional de itens prioritários para o SUS
e reduzir a dependência do Brasil de insumos, medicamentos, vacinas
e outros produtos de saúde estrangeiros.
Por isso essa inauguração aqui hoje é importante,
porque representa esse fortalecimento
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
O vice-presidente de operações da fábrica da Boston Scientific, Erick Tagarro, reiterou que cada válvula produzida pode representar uma vida salva. “Nós nos orgulhamos da marca de 70 mil válvulas cardíacas implantadas em todo o mundo”, revelou.
Por fim, o vice-presidente de operações para a América Latina da Boston Scientific, Jorge Pereira, reiterou a aposta do grupo no município. “A ampliação será, também, de salvar vidas. Apostamos em Contagem para crescermos e seguirmos nosso propósito”, falou.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, visitaram as instalações da Boston Scientific Fotos: Janine Moraes/PMC
A Boston Scientific
Empresa de origem norte-americana, a Boston Scientific Corporation é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologias utilizadas para diagnosticar ou tratar muitas condições clínicas.
A expectativa do grupo é triplicar sua capacidade de produção de válvulas cardíacas, a Acurate Neo – fabricada exclusivamente em Contagem. Atualmente, são fabricadas 20 mil unidades por ano. Com a nova unidade esse número subirá para 60 mil.
A Acurate Neo – válvula cardíaca – é implantada por uma cisão na altura do fêmur, diferentemente do procedimento cirúrgico tradicional para introdução do cateter, que faz um longo e profundo corte toráxico.
Esse aporte atenderá à crescente demanda dos Estados Unidos, já que Acurate Neo está em fase de aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA), que se equivale à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Também buscam pela Acurate Neo os mercados europeus e da própria América Latina. A expectativa da Boston Scientific é ampliar para R$ 780 milhões seu volume acumulado de exportações nos próximos três anos.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC